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Como combater a inadimplência: dicas para controlar e reduzir.

Uma tela de celular saindo dela diversos elementos como moedas, notas e boletos

A inadimplência no Brasil é um problema real para os empreendedores, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 40,9% dos brasileiros estavam inadimplentes em setembro de 2024. 

Como é possível enfrentar, controlar e reduzir esse problema na sua empresa? Como combater a inadimplência? Entenda como você pode diminuir esses índices no seu negócio.

O que fazer para reduzir a inadimplência?

A inadimplência é um problema complexo, que possui muitas causas, por isso, há diversas maneiras de reduzi-lo. 

Uma das respostas mais rápidas é: preferia pagamentos à vista, mas isso só serve para uma parcela pequena de produtos ou serviços, sendo impraticável em vários modelos de negócio. 

Então, para combater esse problema, é preciso adotar uma abordagem estratégica que envolve desde a análise do perfil dos clientes até a implementação de processos eficientes de cobrança.

A verdade é que para reduzir a inadimplência você precisa gerir suas cobranças, do início do processo até o fim. E uma das melhores maneiras para fazer isso é com um sistema de cobrança automatizado

12 Estratégias para reduzir a inadimplência:

  1. Análise de crédito: avalie detalhadamente o perfil de cada cliente antes de conceder crédito, utilizando ferramentas de análise de crédito e histórico de pagamento;
  2. Comunicação clara: tenha contratos claros e concisos, com todas as informações sobre prazos, valores e condições de pagamento;
  3. Facilidade de pagamento: ofereça diversas opções de pagamento (cartão de crédito, boleto, débito automático) e canais de atendimento eficientes;
  4. Monitoramento contínuo: utilize um sistema de gestão para acompanhar de perto os pagamentos e identificar os clientes em atraso;
  5. Comunicação proativa: envie lembretes de pagamento antes do vencimento, por e-mail, SMS, etc.;
  6. Personalização: adapte a comunicação de cobrança ao perfil de seus clientes e empresa, utilizando um tom mais pessoal e oferecendo soluções personalizadas;
  7. Régua de cobrança: estabeleça uma sequência de ações de cobrança, começando por contatos mais amigáveis e passando para medidas mais rigorosas caso necessário;
  8. Negociação: esteja aberto à negociação de dívidas, oferecendo opções de parcelamento ou descontos para pagamento à vista;
  9. Automatização: utilize ferramentas de automação para agilizar o processo de cobrança, como envio de e-mails e SMS em massa;
  10. Atendimento personalizado: ofereça um atendimento de qualidade, com profissionais treinados para lidar com situações de inadimplência;
  11. Programas de fidelidade: recompense os clientes que pagam em dia com descontos, benefícios ou programas de pontos;
  12. Pesquisa de satisfação: entenda os motivos que levam os clientes à inadimplência e utilize essas informações para melhorar seus processos.

Fatubox gerencie e automatize suas cobranças

Como você deve ter percebido, a resposta para diminuir a inadimplência passa por gerenciar o processo de cobrança. Porém, quanto maior e mais complexo for o seu negócio, menos simples essa tarefa é. 

A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho, ou “na mão”, cliente por cliente, tarefa por tarefa, exaustivamente. 

Com o Fatubox, um sistema de cobrança para prestadores de serviço, você pode gerenciar a automatizar o processo de cobrança da sua empresa desde o primeiro contato até os meios de pagamento. 

O que o Fatubox faz para você:

  • Painel para gerenciar suas cobranças;
  • Personalização para suas cobranças para cada produto e cliente;
  • Configuração de envio de cobranças recorrentes; 
  • Integração dos atendimentos e cobranças;
  • Relatórios de vendas e comissões;
  • Recebimento via QR Code, Pix, boleto ou cartão;
  • Emissão notas fiscais & mais.

E o melhor, isso tudo com o auxílio de uma equipe de suporte que te atende por e-mail, telefone ou chat. Agende uma demonstração

Fontes citadas: 

https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil

https://site.cndl.org.br/inadimplencia-atinge-6754-milhoes-de-consumidores-em-setembro-aponta-cndlspc-brasil

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