A inadimplência no Brasil é um problema real para os empreendedores, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 40,9% dos brasileiros estavam inadimplentes em setembro de 2024.
Como é possível enfrentar, controlar e reduzir esse problema na sua empresa? Como combater a inadimplência? Entenda como você pode diminuir esses índices no seu negócio.
O que fazer para reduzir a inadimplência?
A inadimplência é um problema complexo, que possui muitas causas, por isso, há diversas maneiras de reduzi-lo.
Uma das respostas mais rápidas é: preferia pagamentos à vista, mas isso só serve para uma parcela pequena de produtos ou serviços, sendo impraticável em vários modelos de negócio.
Então, para combater esse problema, é preciso adotar uma abordagem estratégica que envolve desde a análise do perfil dos clientes até a implementação de processos eficientes de cobrança.
A verdade é que para reduzir a inadimplência você precisa gerir suas cobranças, do início do processo até o fim. E uma das melhores maneiras para fazer isso é com um sistema de cobrança automatizado.
12 Estratégias para reduzir a inadimplência:
- Análise de crédito: avalie detalhadamente o perfil de cada cliente antes de conceder crédito, utilizando ferramentas de análise de crédito e histórico de pagamento;
- Comunicação clara: tenha contratos claros e concisos, com todas as informações sobre prazos, valores e condições de pagamento;
- Facilidade de pagamento: ofereça diversas opções de pagamento (cartão de crédito, boleto, débito automático) e canais de atendimento eficientes;
- Monitoramento contínuo: utilize um sistema de gestão para acompanhar de perto os pagamentos e identificar os clientes em atraso;
- Comunicação proativa: envie lembretes de pagamento antes do vencimento, por e-mail, SMS, etc.;
- Personalização: adapte a comunicação de cobrança ao perfil de seus clientes e empresa, utilizando um tom mais pessoal e oferecendo soluções personalizadas;
- Régua de cobrança: estabeleça uma sequência de ações de cobrança, começando por contatos mais amigáveis e passando para medidas mais rigorosas caso necessário;
- Negociação: esteja aberto à negociação de dívidas, oferecendo opções de parcelamento ou descontos para pagamento à vista;
- Automatização: utilize ferramentas de automação para agilizar o processo de cobrança, como envio de e-mails e SMS em massa;
- Atendimento personalizado: ofereça um atendimento de qualidade, com profissionais treinados para lidar com situações de inadimplência;
- Programas de fidelidade: recompense os clientes que pagam em dia com descontos, benefícios ou programas de pontos;
- Pesquisa de satisfação: entenda os motivos que levam os clientes à inadimplência e utilize essas informações para melhorar seus processos.
Fatubox gerencie e automatize suas cobranças
Como você deve ter percebido, a resposta para diminuir a inadimplência passa por gerenciar o processo de cobrança. Porém, quanto maior e mais complexo for o seu negócio, menos simples essa tarefa é.
A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho, ou “na mão”, cliente por cliente, tarefa por tarefa, exaustivamente.
Com o Fatubox, um sistema de cobrança para prestadores de serviço, você pode gerenciar a automatizar o processo de cobrança da sua empresa desde o primeiro contato até os meios de pagamento.
O que o Fatubox faz para você:
- Painel para gerenciar suas cobranças;
- Personalização para suas cobranças para cada produto e cliente;
- Configuração de envio de cobranças recorrentes;
- Integração dos atendimentos e cobranças;
- Relatórios de vendas e comissões;
- Recebimento via QR Code, Pix, boleto ou cartão;
- Emissão notas fiscais & mais.
E o melhor, isso tudo com o auxílio de uma equipe de suporte que te atende por e-mail, telefone ou chat. Agende uma demonstração.
Fontes citadas: