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Como fazer uma cobrança eficiente?

Uma imagem com uma tela de celular, dela sai um braço segurando um cartão de crédito.

Cobrar já não é uma das tarefas favoritas da maioria dos empresários, agora cobrar errado pode gerar uma grande dor de cabeça e aumentar a inadimplência do seu negócio. 

Em contrapartida, cobrar bem impulsiona o seu negócio a crescer, traz mais lucro, diminui a inadimplência e melhora seu relacionamento com o cliente e seu pós-venda. 

Mas como fazer uma cobrança eficiente? Confira essas estratégias:

  1. Comunicação proativa: envie lembretes antes do vencimento, evitando esquecimento. 

Exemplo: enviar um e-mail ou mensagem de WhatsApp 5 dias antes do vencimento contendo o valor, a data de vencimento e um link para pagamento;

  1. Múltiplos canais de comunicação: ofereça opções como e-mail, SMS, WhatsApp e telefone, assim você aumenta as chances de contato e facilita o pagamento. 

Exemplo: utilizar uma plataforma que automatize o envio de mensagens com um link para pagamento via Pix, além do envio da fatura por e-mail;

  1. Linguagem clara: evite jargões e termos técnicos, utilize uma linguagem fácil de entender.

Exemplo: ao invés de “débito pendente”, usar “pagamento em atraso”. Ao invés de “atualização monetária”, usar “correção do valor”.

  1. Flexibilidade nas formas de pagamento: disponibilize diversas opções, como boleto, cartão de crédito, débito em conta e Pix.
  2. Automação da cobrança: utilize um sistema de cobrança automatizado para enviar lembretes, gerar boletos e acompanhar os pagamentos.
  3. Segmentação de clientes: adapte a abordagem de cobrança para cada perfil de cliente.

Exemplo: clientes com histórico de bom pagamento devem receber uma abordagem mais suave, enquanto clientes com histórico de inadimplência podem necessitar de uma abordagem mais direta.

  1. Negociação: ofereça opções de negociação, como parcelamento ou desconto, é uma estratégia comum de recuperar o crédito.

Exemplo: “Entendemos que imprevistos acontecem. Para regularizar sua situação, oferecemos a possibilidade de parcelar o valor em até 3 vezes.”

  1. Registro e acompanhamento: mantenha um registro de todas as interações com o cliente, isso facilita o acompanhamento da cobrança e a resolução de problemas.
  2. Profissionalismo e respeito: mantenha uma postura profissional e respeitosa em todas as etapas da cobrança, evitando constrangimentos e preservando o relacionamento com o cliente.
  3. Análise de resultados: acompanhe os resultados das ações de cobrança, analisando os índices de recuperação de crédito e identificando pontos de melhoria.

Uma cobrança eficiente combina estratégias proativas, comunicação clara, flexibilidade e profissionalismo. 

Ao implementar as dicas você otimiza seus processos de cobrança, reduz a inadimplência e mantém um bom relacionamento com seus clientes.

Fatubox Plataforma de cobrança

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Com ele, você gerencia e personaliza cobranças, automatiza processos online e recorrentes, integra atendimentos, gera relatórios de vendas e comissões, recebe por diversas formas de pagamento (QR Code, Pix, boleto, cartão) e emite notas fiscais. 

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