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Planejamento de cobrança para o final do ano: dicas e roteiro

Um relógio antigo sobre uma mesa de fim de ano com bolas de natal e taças de bebidas

Fim de ano chegando, não importa o seu nicho, essa época tende a ser agitada, seja pelo número de vendas que aumenta, ou porque as operações administrativas se intensificam. 

Um dos setores que não podem descansar nessa época é o financeiro, em particular o setor de cobranças, nessa etapa o planejamento de cobrança é o que vai salvar sua operação. 

Para começar o novo ano bem, é fundamental encerrar com o mínimo de inadimplência possível, por isso confira nossas dicas sobre o planejamento de cobranças para o fim de ano

Como elaborar um plano de cobrança?

O plano de cobrança é a espinha dorsal da saúde financeira de qualquer negócio, especialmente para pequenos empresários e prestadores de serviço. 

Ele define as estratégias e procedimentos para garantir que as contas sejam pagas em dia, minimizando a inadimplência e otimizando o fluxo de caixa. Mas como elaborar um plano de cobrança eficaz?

  1. Defina seus objetivos:
    • Qual é sua taxa de inadimplência atual?
    • Qual é sua meta de redução da inadimplência?
    • Qual é o prazo médio de recebimento que você deseja alcançar?
  2. Analise sua carteira de clientes:
    • Segmente seus clientes por comportamento de pagamento (adimplentes, atrasados, inadimplentes);
    • Identifique os principais motivos de atraso nos pagamentos;
  3. Estabeleça políticas e procedimentos claros:
    • Condições de pagamento: seja claro e conciso sobre as formas de pagamento aceitas, prazos e descontos para pagamento antecipado;
    • Comunicação: defina os canais de comunicação (e-mail, telefone, carta) e a frequência das cobranças;
    • Escalonamento da cobrança: estabeleça um processo gradual de cobrança, começando com lembretes amigáveis e avançando para medidas mais rigorosas caso necessário;
  4. Utilize ferramentas de gestão de cobranças:
    • Software de gestão de cobranças: use um software para automatizar o envio de cobranças, gerar relatórios e acompanhar o histórico de pagamento, como o Fatubox;
    • Plataformas de pagamento online: ofereça diversas opções de pagamento para facilitar a vida do cliente.
  5. Monitore e ajuste constantemente:
    • Acompanhe os indicadores de desempenho do seu plano de cobrança;
    • Faça ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.

Dicas de como planejar suas cobranças de final de ano:

  • Tenha um plano de cobrança, a primeira dica, e uma das mais importantes é: tenha um plano de cobrança estruturado;
  • Estabeleça um cronograma de cobranças: envie lembretes, como mensagens amigáveis por e-mail ou WhatsApp com antecedência do vencimento;
  • Faça contato personalizado: entre em contato com os clientes que estão com pagamentos atrasados para entender o motivo e negociar formas de pagamento;
  • Ofereça opções de pagamento: flexibilize as formas de pagamento, como parcelamento ou desconto para pagamento à vista;
  • Utilize ferramentas de gestão de cobranças para automatizar o envio de cobranças, gerar relatórios e mais;
  • Seja claro e direto ao comunicar as pendências, evitando termos ambíguos. Mas não esqueça de utilizar um tom cordial e profissional, demonstrando interesse em resolver a situação;
  • Prepare-se para negociações: tenha em mente as condições de pagamento que você está disposto a oferecer;
  • Ofereça benefícios para pagamentos em dia: crie programas de fidelidade ou ofereça descontos para clientes que pagam em dia.

Fatubox sua plataforma de gerenciamento de cobranças

Ufa, com essas dicas você já consegue se planejar para suas cobranças no fim do ano. E não se esqueça, é com um software de gestão de cobranças automatizadas que você vai mais longe! 

O Fatubox é pensado para ser um sistema de cobrança para prestadores de serviço, para você gerenciar a automatizar o processo de cobrança da sua empresa completamente. Com ele você terá acesso à:

  • Painel para gerenciar suas cobranças;
  • Personalização para suas cobranças para cada produto e cliente;
  • Configuração de envio de cobranças recorrentes; 
  • Integração dos atendimentos e cobranças;
  • Relatórios de vendas e comissões;
  • Recebimento via QR Code, Pix, boleto ou cartão;
  • Emissão notas fiscais & mais.

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